Respondidas
Doenças como eimeriose (coccidiose) e colibacilose acometem os búfalos? Como evitá-las?

Doenças como eimeriose (coccidiose) e colibacilose acometem os búfalos? Como evitá-las?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Sim. São doenças intestinais que apresentam como principal sintoma a diarreia. Ambas atacam os animais jovens.

As estratégias de prevenção da eimeriose devem ser sempre direcionadas para o decréscimo de oocistos no meio ambiente, sendo indispensável a prática de controle da superpopulação de animais, a separação dos animais jovens dos adultos e a limpeza e desinfecção das instalações com creosol a 5%.

Para a colibacilose, a vacinação da vaca prenhe é muito importante, pois os títulos de anticorpos contra esses micróbios, no colostro de animais não vacinados, são, frequentemente, baixos. O uso de vacinas em duas ocasiões, isto é, na oitava e quarta semanas antes da parição, para estimular a produção de anticorpos específicos, que serão transferidos para o recém-nascido pelo colostro, oferece ótimos resultados. Nos bezerros recém-nascidos, a vacinação contra a colibacilose mostra-se contraproducente, uma vez que a doença é de evolução rápida e não permite que o organismo desses animais produza anticorpos em tempo hábil. A redução do grau de exposição dos bezerros aos agentes patogênicos, por meio da higiene ambiental e do tratamento do cordão umbilical, também deve ser considerada.

Fonte: Búfalos: o produtor pergunta, a Embrapa responde / editor-técnico José Ribamar Felipe Marques ; Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). – Brasília : Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 2000. 176p. ; (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás