Respondidas
A capacitação de mão de obra, importante no SPD, tem reflexos econômicos?

A capacitação de mão de obra, importante no SPD, tem reflexos econômicos?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O SPD necessita de mão de obra especializada, pois requer boa regulagem e correta operação das máquinas (semeadoras e pulverizadores), bom conhecimento de espécies vegetais para cobertura do solo e formação de palha, familiaridade com o uso de herbicidas, cuidadoso monitoramento dos atributos químicos e físicos do solo, das pragas e doenças, entre outros.

O manejo correto desse sistema vai resultar em benefícios econômicos, ambientais e sociais. Entretanto, a prática agrícola não tolera erros, e a forma de reduzi-los é a capacitação das pessoas envolvidas no processo, principalmente no SPD, que implica em investimentos iniciais em correção do solo, máquinas, etc., e uso mais intenso de herbicidas, que podem dificultar a adoção do sistema por alguns produtores. Portanto, a capacitação dos recursos humanos é importante e tem reflexos econômicos significativos.

Fonte: Salton, Júlio César Sistema Plantio Direto. O produtor pergunta, a Embrapa responde / Organizado por Júlio César Salton; Luis Carlos Hernani; Clarice Zanoni Fontes. – Brasília : Embrapa-SPI ; Dourados: Embrapa-CPAO, 1998. 248p.; (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás