Respondidas
Quais os benefícios da matéria orgânica para o solo?

Quais os benefícios da matéria orgânica para o solo?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


São vários. A matéria orgânica atua tanto na fertilidade do solo quanto em seu condicionamento físico, além de manter a vida no solo. Assim, pode-se dividir os benefícios da matéria orgânica em três categorias:

a) Benefícios para a fertilidade do solo (para os atributos químicos e físico-químicos do solo):

Fornecimento de nutrientes para as culturas (macro e micronutrientes): quando decomposta e mineralizada, a matéria orgânica torna-se fonte de nutrientes.

Aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo: tem a capacidade de adsorver (reter) cátions (muitos nutrientes estão na forma de cátions) presentes no solo, que depois podem ser disponibilizados para as culturas.

Aumento da superfície específica do solo: quanto maior a superfície específica, maior a capacidade de retenção de nutrientes.

Aumento da disponibilidade de nutrientes para as culturas: por causa dos efeitos na capacidade de troca de cátions e na superfície específica.

Complexação de substâncias tóxicas: a matéria orgânica em estágios avançados de decomposição tem a capacidade de controlar a toxidez causada por certos elementos presentes no solo em teores acima do normal e, por isso, tóxicos.

b) Benefícios para o condicionamento físico do solo:

Melhoria da estrutura do solo: tem a capacidade de agregar as partículas do solo, formando “grumos”. Esse efeito agregador desencadeia benefícios nas outras características físicas do solo.

Densidade do solo: redução da densidade aparente do solo, tornando-o mais “leve” e solto.

Porosidade do solo: melhoria da circulação de ar e água nos poros (espaços vazios entre as partículas) do solo.

Capacidade de retenção e infiltração de água: aumento da capacidade de armazenamento da água do solo.

c) Benefícios para a biota do solo:

Atua como uma fonte de alimento para microrganismos decompositores, que a utilizam como substrato e são responsáveis pela decomposição e mineralização da matéria orgânica no solo.

Aumenta a população de minhocas, besouros, fungos, bactérias e outros organismos benéficos para a manutenção da vida no solo.

Fonte: Produção orgânica de hortaliças: o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Gilmar Paulo Henz, Flávia Aparecida de Alcântara, Francisco Vilela Resende. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2007. 308 p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas)

1
Postado 2 anos atrás