Respondidas
Existem quantos processos de extração do óleo de gergelim em escala industrial?

Existem quantos processos de extração do óleo de gergelim em escala industrial?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


Existem basicamente dois processos para a extração do óleo. O primeiro é feito com a torração das sementes e o segundo, sem a torração.

A torração das sementes é uma das etapas responsáveis pela formação do flavour. O óleo bruto da semente torrada é marrom, com flavour (sabor) bastante pronunciado, enquanto o óleo bruto da semente não torrada é mais claro.

Atualmente, já existe óleo de gergelim obtido de semente não torrada que é refinado pelo processo convencional. Na indústria moderna, na extração, o uso do expeller (prensas contínuas) é quase universal, embora pequenas prensas hidráulicas sejam usadas às vezes. O óleo pode ser extraído por simples prensagem mecânica, ou por prensagem seguida pela extração do solvente.

Fonte: Gergelim : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Nair Helena Castro Arriel, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão, Paulo de Tarso Firmino. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2009. 209 p. : il.; 22 cm – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 3 anos atrás