Respondidas
Como é possível controlar o ácaro-da-ferrugem? Existe controle biológico?

Como é possível controlar o ácaro-da-ferrugem? Existe controle biológico?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Antes de decidir pelo controle químico, é necessário fazer amostragem da população da praga no período de outubro a dezembro, na região Nordeste, e nos períodos de primavera e verão, na região Sudeste.

Em cada talhão de 2 mil plantas, escolhem-se ao acaso 20 plantas, colhem-se três frutos por planta, e com uma lupa observa-se o número de ácaros por fruto, em uma única visada (1 cm2). Quando a infestação média alcançar 10 frutos com 30 ou mais ácaros por cm2 de fruto, deve ser iniciado o controle químico.

Alguns produtos indicados para o controle químico são: abamectin, dicofol, quinomethionate, enxofre e mitraz. Recomenda-se a alternância dos produtos em uma mesma safra. Adotando-se a amostragem, é possível obter “frutos limpos” com uma a duas pulverizações por safra.

O controle do ácaro-da-ferrugem também pode ser feito com o emprego do ácaro-predador, Iphiseiodes zuluagai, uma das espécies mais comuns nesse tipo de controle.

Fonte: Citros : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Hermes Peixoto Santos Filho, Antonia Fonseca de Jesus Magalhães, Ygor da Silva Coelho. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 219p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás