Respondidas
Existe algum controle para a podridão-estilar do limão ‘Taiti’?

Existe algum controle para a podridão-estilar do limão ‘Taiti’?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A podridão-estilar da lima-ácida ‘Tahiti’é uma desordem fisiológica que se manifesta na pós-colheita e ocorre em frutos maduros ou muito próximos da maturação. O descarte e a perda de frutos em certas regiões chegam a 40%, nos meses mais quentes.

Os sintomas decorrem do rompimento das vesículas de suco, localizadas na periferia dos lóculos dos frutos. O suco liberado invade a casca pelo eixo central, causando a podridão dos tecidos e formando, inicialmente, uma pequena lesão de coloração parda, situada na parte estilar, que se expande, em seguida, ocupando uma grande área do fruto.

Como medidas preventivas de controle, recomenda-se colher os frutos com cerca de 50 mm (5 cm) de diâmetro, antes da completa maturação. Depois da colheita, é preciso manter os frutos à sombra, borrifando-os periodicamente com água para manter baixa a temperatura.

Fonte: Citros : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Hermes Peixoto Santos Filho, Antonia Fonseca de Jesus Magalhães, Ygor da Silva Coelho. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 219p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás