Respondidas
Qual o causador do albinismo nas plantas cítricas e quais os sintomas?

Qual o causador do albinismo nas plantas cítricas e quais os sintomas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O albinismo ocorre em plantas cítricas que, desde a emergência, se mostram incapazes de produzir clorofila. A planta pode ser afetada como um todo ou ter apenas partes albinas (hipostilo ou cotilédones). Quando afetadas apenas parcialmente, as plantas podem recuperar-se e tornar-se plantas normais, o que não acontece quando o albinismo é total.

De maneira geral, essa doença só afeta algumas plantas da sementeira, mas, em alguns casos, os danos podem chegar a 50%.

Considera-se o fungo Alternaria tenuis como o agente causal mais comum, embora Aspergillus flavus também possa ocasionar o albinismo. Esses fungos infestam a parte externa das sementes quando de sua remoção do fruto. Durante o armazenamento, crescem sobre a semente e produzem uma toxina inibidora da produção de clorofila.

O controle é realizado por meio do tratamento das sementes com fungicidas protetores e pelo armazenamento em condições prejudiciais aos fungos.

Fonte: Citros : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Hermes Peixoto Santos Filho, Antonia Fonseca de Jesus Magalhães, Ygor da Silva Coelho. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 219p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás