Respondidas
Qual a causa da antracnose do limão ‘Galego’ e qual seu controle?

Qual a causa da antracnose do limão ‘Galego’ e qual seu controle?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A antracnose da lima-ácida ‘Galego’ é causada pelo fungo Gloeosporium limetticola. Os primeiros sintomas ocorrem em condições de alta umidade, afetando frutos e folhas. Nos frutos, as lesões são corticosas, salientes, apresentando pequeno rego em torno da saliência. As lesões ocorrem em número reduzido, uma ou duas por fruto.

Nas folhas, as lesões causam intensas deformações, distorções e manchas necróticas salientes pardacentas, que chegam a corroer parte do limbo foliar, deixando pequenos furos.

A antracnose do limão ‘Galego’ é uma doença secundária e só se recomenda o controle em casos excepcionais de alta infestação dos frutos. Nesses casos, deve-se aplicar, antes do surgimento dos sintomas, um fungicida à base de benomyl ou um produto à base de cobre.

Fonte: Citros : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Hermes Peixoto Santos Filho, Antonia Fonseca de Jesus Magalhães, Ygor da Silva Coelho. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 219p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás