Respondidas
Qual é a principal doença do feijão-caupi que provoca a murcha das plantas?

Qual é a principal doença do feijão-caupi que provoca a murcha das plantas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A doença mais comum, e também a mais importante, que causa a murcha das plantas de feijão-caupi é a murcha de fusário. Ela recebe esse nome por ser causada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli. O principal sintoma da doença é a murcha, porém ela normalmente vem precedida por intenso amarelecimento, seguido de paralisação do desenvolvimento vege­tativo das plantas.

O diagnóstico da doença pode ser feito fazendo-se um corte longitudinal do caule até a raiz pivotante e, ao examinar o interior dessas estruturas, será observada uma discreta descolo­ração dos feixes vasculares, perceptível na forma de linhas pardo-avermelhadas. Tal sinal representa a invasão, pelo fungo, do sistema vascular das plantas afetadas, determinando a obstrução dos vasos e, consequentemente, o bloqueio do fluxo de água e nutrientes do solo. Com isso, as folhas tornam-se progressivamente amareladas e, em seguida, secam e caem. Quando a infecção é severa, a planta morre e, em condições de alta umidade do solo, desenvolvem-se sobre o caule estruturas de coloração rosada, constituídas de micélio e conídios do fungo.

Fonte: Feijão-caupi : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Milton José Cardoso ... [et al.], editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa, 2017. 244 p. : il. ; 16 cm x 22 cm – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás