Respondidas
Por quantos anos a mamoneira pode ser cultivada na mesma área?

Por quantos anos a mamoneira pode ser cultivada na mesma área?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Para algumas culturas agrícolas há leis proibindo o plantio por vários anos consecutivos, da mesma espécie, na mesma área. Para a mamona, não existe nenhuma proibição legal. Por precaução, entretanto, aconselha-se que a repetição fique limitada a 3 anos no máximo, pois a cada ciclo aumenta o risco de ocorrer pragas, doenças e esgotamento químico do solo. Esse risco é ainda maior em áreas extensas, acima de 100 ha.

Caso o produtor opte por cultivar mamona na mesma área por mais de 3 anos, deve ter mais cuidado com a retirada e a destruição dos restos culturais, com o monitoramento e o controle de pragas e doenças e com o manejo nutricional adequado da área, para evitar carência de algum nutriente para a cultura. Deve-se dar maior atenção às doenças e às pragas que se intensificam de um ano para o outro, como murcha-de-fusarium, nematoides, podridão-do-colo e outras.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás