Respondidas
É melhor fazer plantio consorciado ou solteiro?

É melhor fazer plantio consorciado ou solteiro?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O cultivo consorciado é mais utilizado por pequenos produtores que, na maioria das vezes, plantam uma cultura alimentar utilizada tanto para o sustento da família quanto para venda. Nesse sistema, a produtividade da mamona costuma ser menor, mas a soma da produção da mamona e da cultura consorciada é maior do que a produção das duas culturas plantadas separadamente em área de mesmo tamanho. Isso significa que o sistema consorciado é mais eficiente no uso do solo.

Em plantios de grandes áreas, porém, raramente se utiliza o cultivo consorciado, pois seu manejo é mais difícil. Nesse caso, o cultivo solteiro (monocultura) é o sistema recomendado.

Para optar entre o cultivo consorciado e o solteiro, o produtor também pode basear-se no preço da mamona e da cultura a ser consorciada. Se o preço da mamona estiver mais atraente, é melhor plantar somente mamona para garantir maior produtividade.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás