Respondidas
O que acontece se a população de plantas de mamona for muito alta?

O que acontece se a população de plantas de mamona for muito alta?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Se a população por hectare for muito alta (densidade), ou seja, um número de plantas muito acima do recomendado, a produtividade da lavoura pode reduzir-se, pois as plantas competirão entre si por água, nutrientes e luz.

Vários efeitos podem ser percebidos, dependendo das condições ambientais:

Se houver pouca disponibilidade de água, as plantas podem apresentar crescimento insatisfatório e grande precocidade, lançando cachos com a planta ainda está pequena, mas resultando em produtividade muito baixa, pois os cachos também apresentam com poucos frutos.

Se houver muita água e boa fertilidade do solo, as plantas podem crescer excessivamente, apresentando altura acima do normal, caule muito grosso, grande quantidade de folhas, mas poucos cachos. Nessas condições, a planta é estimulada a crescer, mas não a produzir, o que ocasiona baixa produtividade.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás