Respondidas
Quais as desvantagens do plantio de mamona por mudas?

Quais as desvantagens do plantio de mamona por mudas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Como a muda de mamoneira tem raízes muito frágeis e o torrão pode se quebrar com muita facilidade, a raiz principal pode ser danificada, prejudicando o desenvolvimento da planta e afetando sua resistência à seca.

Outra desvantagem é o curto período de permanência das mudas no viveiro até serem levadas ao campo. Normalmente, a muda está pronta para ser transplantada em torno de 35 dias após a emergência das plântulas, mas, com cerca de 50 dias, já está passando do ponto, o que reduz o período de transplantio a apenas 15 dias.

A produção de mudas é um processo caro, que exige mão de obra intensiva, irrigação, aquisição de substratos e outros custos. Portanto, só pode ser adotada se os benefícios forem superiores a esses custos.

Plantio por mudas pode ser usado somente para cultivares de porte médio. Para cultivares de porte baixo, o número de mudas necessário é muito elevado, tornando essa técnica inviável.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás