Respondidas
Como se extrai o óleo das sementes da mamona?

Como se extrai o óleo das sementes da mamona?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O óleo pode ser extraído das sementes de mamona por métodos que usam pressão ou extratores químicos. A extração por pressão pode ser feita por prensagem ou extrusão.

A prensagem é um método antigo e pouco eficiente, cujo processo é descontínuo (por batelada), apesar de ainda ser utilizado em algumas usinas de extração.

A extrusão, ou expeller, é um processo contínuo, que permite extrair o óleo com maior eficiência, cujo equipamento é constituído de uma rosca sem-fim girando dentro de um cilindro onde as sementes são expostas a alta pressão.

Dependendo da regulagem do equipamento, esses dois processos de extração deixam de 10% a 20% de óleo residual, que pode ser retirado por método químico, que consiste no uso de substância solvente, que separa o óleo, e depois é evaporada, obtendose o óleo puro. O solvente mais comumente utilizado é o hexano, mas também podem ser utilizados álcool e acetona. Após a extração por solvente, ainda resta no resíduo 1% de óleo, o que é uma perda aceitável.

A extração por solvente só é economicamente viável em usinas de porte muito grande.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás