Respondidas
Por que o ácido ricinoleico é importante para a indústria química?

Por que o ácido ricinoleico é importante para a indústria química?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O óleo de mamona possui algumas características peculiares, que o tornam excelente matéria-prima para a indústria ricinoquímica. A maioria dos óleos vegetais é composta de vários ácidos graxos, sem predominância de nenhum deles, mas o óleo de mamona destaca-se pela predominância de um único ácido graxo, o ácido ricinoleico, que responde por cerca de 90% de sua composição.

Esse ácido pode ser utilizado na indústria de diversas maneiras, pois possui três grupos funcionais de alta reatividade: a carboxila no primeiro carbono, a dupla ligação ou insaturação no nono carbono, e a hidroxila no décimo segundo carbono, o que favorece a síntese de um grande número de derivados químicos. O ácido ricinoleico é o único ácido graxo hidroxilado (contendo um hidroxila – OH) sendo, por isso, o único óleo vegetal solúvel em álcool a baixa temperatura, o que também facilita seu uso na indústria química.

Fonte: Mamona : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Liv Soares Severino, Máira Milani, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 248p. : il. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás