Respondidas
Como é feito o intercâmbio de amostras de sementes com o Banco de Germoplasma de Milho?

Como é feito o intercâmbio de amostras de sementes com o Banco de Germoplasma de Milho?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O Banco de Germoplasma de Milho está disponível para intercâmbio de sementes. A remessa de sementes tem sido efetuada para instituições de acordo com a legislação vigente. Não têm sido realizadas expedições de coletas de amostras de sementes nos últimos anos, entretanto a coleção vem se expandindo por iniciativa de agricultores de enviarem suas sementes para o Banco de Germoplasma de Milho. Caso haja interesse do produtor em guardar amostras de milhos tradicionais, ele poderá enviar sementes para o Banco de Germoplasma de Milho, que guardará essas sementes com a identificação de seu doador. Para tanto, é preciso atentar para as seguintes considerações:

A amostra deverá representar variedade ainda não preservada no Banco de Germoplasma de Milho. Dessa forma, não devem ser consideradas amostras de gerações avançadas de materiais comerciais e outras variedades amplamente dispersas.

Deverão ser observados alguns cuidados na tomada da amostra de sementes para que a população de plantas da qual a amostra foi retirada esteja efetivamente representada. A população deve ser conduzida em campo distanciado em, no mínimo, 400 m de qualquer outro tipo de milho, ou pode ser semeada um mês antes ou um mês após outros milhos de cultivos vizinhos. Devem ser tomadas, no mínimo, 50 g de sementes retiradas de espigas de 100 plantas, no mínimo. Além dos cuidados com a amostragem, é importante também embalar as sementes adequadamente e com baixo percentual de umidade.

Além das considerações técnicas com a qualidade da semente, é preciso que o produtor manifeste a sua vontade de que amostras de suas variedades tradicionais sejam mantidas no Banco de Germoplasma de Milho.

Fonte: Milho : o produtor pergunta, a Embrapa responde / José Carlos Cruz ... [et al.], editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. 338 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás