Respondidas
Por que se investe na produção orgânica de banana?

Por que se investe na produção orgânica de banana?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Os impactos ecológicos, econômicos e sociais negativos produzidos pela agricultura intensiva levaram a surgir correntes defendendo práticas agrícolas ambientalmente equilibradas e saudáveis à humanidade.

Nesse contexto, está inserida a agricultura orgânica. E o desenvolvimento sustentável, o qual foi conceituado como aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias.

A Lei no 10.831, sancionada pelo Presidente da República em 23 de dezembro de 2003, regulamenta a produção orgânica de alimentos e estabelece como sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais.

O sistema orgânico tem por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, e emprega, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos. Ainda, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente.

Para receber a denominação de produto orgânico, a unidade de produção precisa cumprir o Regulamento Técnico, a Instrução Normativa nº 64, de 18/12/2008, que estabelece as normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal, a serem seguidas por toda pessoa física ou jurídica responsável por unidades de produção em conversão ou por sistemas orgânicos de produção.

Assim, os produtos orgânicos são produzidos tendo a preocupação com o meio ambiente, buscando manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.) e manter a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Fonte: Banana : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira. – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 214 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás