Respondidas
Como podem ser supridos os nutrientes mais absorvidos pela bananeira, como potássio e nitrogênio?

Como podem ser supridos os nutrientes mais absorvidos pela bananeira, como potássio e nitrogênio?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Como fontes de potássio, podem ser utilizadas as cinzas de madeira (3,6% a 6,0% de K2O), rochas silicáticas moídas (5% a 8% de K2O) e coquetel vegetal (leguminosas e não leguminosas).

O sulfato duplo de potássio e magnésio de origem natural (22% de K2O) e o sulfato de potássio (48% de K2O) podem ser utilizados desde que obtidos por procedimentos físicos, não enriquecidos por processo químico e não tratados quimicamente para o aumento da solubilidade. É permitido somente com a autorização do Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) ou do Organismo de Controle Social (OCS), segundo a Instrução Normativa nº 64. Vale lembrar que a biomassa da bananeira que retorna ao solo contém em torno de 3% de K2O, devendo permanecer na área de cultivo, como cobertura morta do solo, para fornecimento de nutrientes.

Como fontes de nitrogênio, têm-se os adubos verdes: leguminosas, como o feijão-de-porco, com resultados promissores na cultura da bananeira, coquetel vegetal (leguminosas e não leguminosas), bem como os estercos bovinos (1,8% a 5,6% de N) e de aves (2,5% a 5,4%) curtidos, e resíduos agroindustriais como tortas oleaginosas, principalmente a de mamona (4,6% de N). O uso de compostos orgânicos (0,2% a 1,2% de N) também é recomendado, desde que não contenham elementos tóxicos.

Fonte: Banana : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira. – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 214 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás