Respondidas
Qual manejo orgânico do solo é recomendado para a cultura da bananeira?

Qual manejo orgânico do solo é recomendado para a cultura da bananeira?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Em áreas de Tabuleiro Costeiro, a correção do solo é fundamental, devendo a rocha moída melhoradora do solo ser incorporada por meio da escarificação. Não devem ser utilizados arados e grades.

Após a escarificação, a adubação de base no plantio é feita com o composto orgânico e o fosfato natural, que estimularão a produção de raízes. Recomenda-se o plantio de uma leguminosa na fileira larga de 4 m, deixando-se 0,5 m de distância da linha de plantio da bananeira.

Em cobertura, aplica-se torta de mamona ou composto orgânico e cinzas de fogueira a cada 2 meses ou quando houver disponibilidade. Vale lembrar que a biomassa da cultura deve permanecer no solo como cobertura morta, considerando que é uma fonte significativa de nutrientes, principalmente de potássio.

Fonte: Banana : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira. – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 214 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás