Respondidas
A adubação verde ou utilização de biomassa vegetal no bananal favorece a diminuição de nematoides fitoparasitas?

A adubação verde ou utilização de biomassa vegetal no bananal favorece a diminuição de nematoides fitoparasitas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Trabalhos desenvolvidos com o uso de adubação verde ou aplicação de biomassa vegetal têm revelado maior população de nematoides de vida livre e maior quantidade de radicelas que podem tolerar mais a infecção por fitonematoides.

Em alguns casos, a depender da população de fitonematoides e da quantidade do adubo verde ou biomassa vegetal utilizada, observa-se uma redução da população de fitonematoides. Contudo, deve-se ter cautela na generalização. Sabe-se que a diversidade biológica de microrganismos no solo reduz a chance de ocorrer epidemias, bem como pode constituir barreiras ecológicas em virtude da diversidade na mesofauna presente.

Portanto, a utilização de matéria orgânica ou biomassa vegetal em cobertura ou incorporada ao solo, a adubação e irrigação equilibradas, a utilização de plantas antagônicas, como Crotalaria spectabilis e C. paulinea, podem reduzir também a população dos nematoides e favorecer a longevidade da cultura, por promover o desenvolvimento de microrganismos eficientes na redução de fitoparasitas.

Fonte: Banana : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira. – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 214 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás