Respondidas
A muda produzida em laboratório é mais suscetível à infecção pelo vírus-do-mosaico-do-pepino (Cucumber mosaic virus, CMV)?

A muda produzida em laboratório é mais suscetível à infecção pelo vírus-do-mosaico-do-pepino (Cucumber mosaic virus, CMV)?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Observou-se que plantios feitos com mudas produzidas por cultura de tecidos são muito atrativas para os pulgões transmissores desse vírus. Nesse caso, podem ocorrer perdas elevadas, de até 100%. Verificou-se, porém, que as mudas micropropagadas com mais de 1 m de altura deixam de ser tão atrativas para os pulgões. Então a recomendação é plantar no campo mudas mais desenvolvidas.

Além disso, é importante que o local de plantio esteja livre de plantas daninhas que podem ser hospedeiras do CMV. Mantendo o bananal “no limpo” durante os primeiros meses, é possível proteger as mudas micropropagadas de eventuais picadas de prova de insetos afídeos vetores.

Passada essa fase inicial, o sombreamento provocado pelas folhas das próprias bananeiras dificultará o crescimento do mato e as plantas estarão mais rústicas, não sendo mais tão atrativas aos pulgões.

Fonte: Banana : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira. – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 214 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás