Respondidas
Qual é o padrão exigido para produção de sementes de trigo?

Qual é o padrão exigido para produção de sementes de trigo?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Os padrões para produção de sementes de trigo são estabelecidos por legislação e abrangem dois níveis:

Padrões de campo.

Padrões de sementes.

Cada categoria de semente tem padrões específicos a serem observados. Os padrões de campo abrangem características como distância de isolamento do campo de outros cultivos, limites de ocorrência de outras plantas e espécies, número mínimo de vistorias, área máxima da gleba para vistoria, definição do número de subamostras e número de plantas por subamostra, dentre outros parâmetros.

Já os padrões de sementes estabelecidos para a comercialização de semente básica, certificada (C1 e C2) e não certificada (S1 e S2) de trigo, de acordo com a Instrução Normativa nº 45, de 17 de setembro de 2013, dizem respeito ao peso máximo do lote, ao peso mínimo das amostras, percentual de limite de ocorrência de semente pura, material inerte, outras sementes (de outras espécies cultivadas, de espécies silvestres e de espécies nocivas), germinação, validade do teste de germinação, dentre outros quesitos.

Fonte: Trigo : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Claudia De Mori ... [et al.], editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa, 2016. 309 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás