Respondidas
Como extrair óleo das sementes de maracujá?

Como extrair óleo das sementes de maracujá?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Primeiramente, os frutos devem ser cortados para extração da polpa e das sementes. A separação da polpa e das sementes pode ser obtida por meio de uma despolpadeira. Este equipamento consiste de um cesto de aço inoxidável e de uma peneira de malha fina (1 mm a 2 mm). Em seguida, as sementes devem ser transferidas para peneiras com malha de aço inoxidável e lavadas em água corrente, até eliminar totalmente o arilo (resíduos que ficam aderidos às sementes).

Depois da lavagem, as sementes devem permanecer espalhadas nas peneiras por aproximadamente 30 minutos, em temperatura ambiente, para drenagem da água superficial. Após esse período de repouso, as sementes devem ser secas num secador com circulação de ar a 60 °C por 12 horas, tempo suficiente para que elas atinjam um teor de água de aproximadamente 10%.

Essa etapa de secagem deve ser feita o mais rápido possível, para evitar processos de fermentação e a deterioração das sementes. Uma vez secas, as sementes são colocadas num extrator de rosca sem fim, e o óleo bruto é extraído, obtendo-se também um farelo desengordurado.

Fonte: Maracujá : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Fábio Gelape Faleiro, Nilton Tadeu Vilela Junqueira, editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa, 2016. 341 p. : il. ; 16 cm x 22 cm – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás