Respondidas
Qual o padrão de muda adequado para plantio do maracujá?

Qual o padrão de muda adequado para plantio do maracujá?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Novos pomares de maracujá devem usar mudas com origem genética conhecida, provenientes de sementes ou de propágulos (enxertos ou estacas) obtidos de plantas-matrizes superiores. As mudas devem ser livres de pragas e doenças, notadamente livres de viroses e de Fusarium spp. Deve-se evitar a semeadura direta no campo, usando mudas bem formadas que rapidamente entrarão em produção e que proporcionarão plantio bastante uniforme. As mudas devem ser bem nutridas, vigorosas, sem apresentar danos físicos. Deve-se evitar uso de mudas passadas, ou seja, que permaneceram muito tempo nos viveiros, o que pode provocar estiolamento, queda de folhas, seca de ramos e raízes enoveladas que vão prejudicar o crescimento das plantas após o transplante no campo.

Em regiões onde a incidência de viroses é muito elevada, as mudas podem ser cultivadas ao menos 3 meses dentro de viveiros telados antiafídeos, como forma de prevenção de viroses. Contudo, no caso de uso dessas mudas mais desenvolvidas (mudão), deve-se usar sacolas com maior capacidade, de cerca de 2 L a 5 L, e permitir que as mudas cresçam em “palito” até cerca de 1,0 m a 1,8 m de altura, com uso de um tutor como bambu ou colmo seco de capim-elefante, de modo a enviar uma muda mais desenvolvida para ser plantada no campo.

Fonte: Maracujá : o produtor pergunta, a Embrapa responde / Fábio Gelape Faleiro, Nilton Tadeu Vilela Junqueira, editores técnicos. – Brasília, DF : Embrapa, 2016. 341 p. : il. ; 16 cm x 22 cm – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás