Respondidas
Quais as principais pragas de pós-colheita da batata-doce?

Quais as principais pragas de pós-colheita da batata-doce?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


As pragas de pós-colheita de batata-doce são:

• A broca-do-tubérculo Euscepes postfasciatus (Coleoptera: Curculionidae) é um besouro cujos adultos medem de 3 mm a 4 mm de comprimento, de cor castanha, e asas com estrias longitudinais. As larvas são de cor branca e encurvadas. Elas causam danos ao abrir galerias nos tubérculos, onde ocorre uma reação da planta e as paredes dessas galerias tornam-se duras e podem ser destacadas. Os tubérculos são desvalorizados porque o dano do inseto altera o seu sabor, o que os torna imprestáveis para o consumo.

• A broca-das-hastes Megastes pusialis (Lepidoptera: Pyralidae) é uma mariposa de 40 mm a 45 mm de envergadura, de cor parda, com bordos da asa anterior mais escuros e três linhas sinuosas transversais da mesma cor. A lagarta mede cerca de 40 mm de comprimento, tem cor parda ou rósea, com manchas escuras e pilosas. As lagartas abrem galerias no caule, causando a hipertrofia e o secamento das hastes. Os tubérculos também são broqueados e não podem ser consumidos.

Fonte: Pós-colheita de hortaliças : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. 251 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás