Respondidas
Como comprar e conservar feijão-de-vagem?

Como comprar e conservar feijão-de-vagem?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Existem vários tipos de vagem. As vagens tipo manteiga (achatadas) alcançam 21 cm a 23 cm de comprimento e 1,5 cm a 2 cm de largura e são de cor verde-clara. As vagens tipo macarrão (arredondadas) alcançam 15 cm a 17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1 cm. Não é preciso quebrar as vagens para escolhê-las.

Compre as vagens inteiras, frescas, tenras e suculentas, com cor verde uniforme, sem sinais de murchamento, ferimentos ou pontos escuros. As sementes devem estar bem pequenas, pois quando a vagem apresenta-se com protuberâncias devido à presença das sementes bem formadas, o produto está passado do ponto, muito fibroso e menos saboroso.

Na geladeira, armazene por, no máximo, 5 a 7 dias. Após esse período podem aparecer manchas escuras nas vagens. Não as lave antes de armazená-las e mantenha-as em saco plástico. Em condição ambiente, conservam-se por 2 a 3 dias, no máximo. E quanto mais seco o ar e mais alta a temperatura, menor a durabilidade: as vagens ficam murchas, amareladas e podem apodrecer.

Para congelar, lave bem as vagens, corte as pontas e retire os fios nas laterais. Lave novamente, deixe-as inteiras ou corte-as em pedaços grandes. Faça o pré-cozimento em água fervente por 2 minutos ou no vapor por 3 minutos. Em seguida, coloque-as em água gelada pelo dobro do tempo utilizado no pré-cozimento. Escorra a água, seque as vagens com papel absorvente, coloque-as em uma bandeja ou em outra vasilha aberta e leve-as para congelar. Após esse congelamento, retire-as do freezer, coloque-as em saco plástico e leve novamente ao freezer. O tempo de congelamento possível é de 12 meses.

Fonte: Pós-colheita de hortaliças : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. 251 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás