Respondidas
Como comprar e conservar quiabo?

Como comprar e conservar quiabo?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.

Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente, pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e deteriora-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos. Nessa condição, ele pode ser conservado por até uma semana.

Para congelar os frutos, esses devem ser lavados, picados e acondicionados em saco plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo. Para congelar frutos inteiros, é recomendável lavá-los, secá-los e, em seguida, deixá-los por 2 a 3 minutos em água fervente, por 4 a 5 minutos no vapor, ou por 3:30 a 4:30 minutos no micro-ondas. Depois, deve-se secar os frutos e, quando esses estiverem frios, colocá-los em saco plástico, retirando todo o ar com bombinha de vácuo. Após, deve-se lacrar o saco e levar ao congelador.

Fonte: Pós-colheita de hortaliças : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Rita de Fátima Alves Luengo, Adonai Gimenez Calbo. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. 251 p. : il. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás