Respondidas
Como pequeno produtor, não tenho infraestrutura para classificar e armazenar as maçãs. Que opções de variedades indicariam para o meu caso?

Como pequeno produtor, não tenho infraestrutura para classificar e armazenar as maçãs. Que opções de variedades indicariam para o meu caso?

Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas

Nesse caso, as melhores opções são as variedades precoces, que são colhidas e vendidas imediatamente, sem passarem por câmara de armazenamento. Entre essas, pode-se destacar a ‘Eva’, a ‘Condessa’, a ‘Castel Gala’, a ‘Julieta’ e a ‘Monalisa’. É importante esclarecer, no entanto, que as quatro primeiras variedades são de baixo requerimento de frio e, por essa razão, brotam e florescem mais cedo que as tradicionais variedades Gala e Fuji. Isso ocorre mesmo quando cultivadas em regiões muito frias, onde poderão ter as flores danificadas por eventuais geadas tardias.

Nessas regiões mais frias, a variedade Kinkas também poderia ser uma opção aos pequenos produtores, pois produz frutas seme­lhantes às da ‘Fuji’ – só que mais atraentes. Além disso, é uma variedade resistente à sarna e que tem mostrado boa aceitação pelo consumidor. Pode apresentar problema de escaldadura na armaze­nagem.

Fonte: Maçã : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, João Caetano Fioravanço, Régis Sivori Silva dos Santos. – Brasília, DF : Embrapa, 2013. 239 p. : il. – (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

Postado 2 anos atrás