Respondidas
Que tipos de embalagens são recomendados para o ensa­camento de maçãs? Que critérios de escolha o produtor deverá adotar?

Que tipos de embalagens são recomendados para o ensa­camento de maçãs? Que critérios de escolha o produtor deverá adotar?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Na escolha da embalagem, o produtor deverá ter o cuidado de verificar qual delas oferecerá maior facilidade de manuseio, menor tempo para ensacamento, maior resistência, menor custo e, principalmente, que não acarrete perda na qualidade dos frutos. Além disso, as embalagens não devem interferir em fatores como cor do fruto, aparência externa, peso médio, maturação e firmeza.

Muitos consumidores brasileiros associam a cor da epiderme com o sabor da fruta, e a preferência é por cultivares mais vermelhas, principalmente as vermelhas-rajadas sobre fundo amarelo.

Frutos com epiderme verde, amarela ou verde-amarelada podem ser ensacados com embalagens de cor mais escura, como as de papel kraft; porém, essa embalagem não é recomendada para o ensacamento de cultivares de maçã com epiderme vermelha, pois podem reduzir a qualidade comercial dos frutos, interferindo principalmente na cor.

As embalagens recomendadas para ensacar frutos de maçã de epiderme vermelha são as de polipropileno microperfurado trans­parente, papel manteiga branco e as de tecido não tecido (TNT) ou agrotêxtil.

Fonte: Maçã : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, João Caetano Fioravanço, Régis Sivori Silva dos Santos. – Brasília, DF : Embrapa, 2013. 239 p. : il. – (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 2 anos atrás