Respondidas
Mas como que a PIM pode ser mais segura se ela também usa agrotóxicos?

Mas como que a PIM pode ser mais segura se ela também usa agrotóxicos?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


O uso de agrotóxicos não é proibido na PIM, mas eles são altamente controlados. Todo agrotóxico, para ir para o comércio, deve passar por extensivos testes em três ministérios:

Ministério da Saúde – que irá testar se o agrotóxico causa danos à saúde, se apresenta risco de câncer, se causará problemas a gerações futuras, a quantidade de resíduo que fica e em quanto tempo o alimento estará seguro ao consumo, dentre outros.

Ministério do Meio Ambiente – que irá verificar o grau de risco ambiental que o agrotóxico pode produzir, se ele desaparece rapidamente no ambiente ou permanece, se ele pode se espalhar na água ou no solo, dentre outras.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – que verifica se o produto causa dano às plantas onde ele é aplicado, se ele funciona para a referida praga, doença ou planta daninha, dentre outras.

A partir daí, os técnicos envolvidos na PIM buscam selecionar, dentro da lista dos agrotóxicos autorizados para uso na cultura da maçã no Brasil, aqueles que apresentam o menor risco possível.

Fonte: Maçã : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, João Caetano Fioravanço, Régis Sivori Silva dos Santos. – Brasília, DF : Embrapa, 2013. 239 p. : il. – (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas).

  
Postado 3 anos atrás