Respondidas
Quais os principais inimigos naturais da mosca-branca na cultura do algodoeiro e como podem ser utilizados no controle da praga?

Quais os principais inimigos naturais da mosca-branca na cultura do algodoeiro e como podem ser utilizados no controle da praga?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


As moscas-brancas são atacadas por insetos predadores (Delphastus spp. Chrysopa, Hippodamia, Coleomegilla maculata (Deg.), Cycloneda sanguinea (L), Eriopis connexa (Germ.), parasitoides (Encarsia sp., Encarsia lutea, Eretmocerus e Amitus) e entomopatógenos (Verticillium lecanii, Aschersonia aleyrodis, Paecilomyces fumosoroseus, Orthomyces aleyrodis, Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana). Esses agentes são importantes para diminuir a densidade populacional da praga.

Como, normalmente, no início do cultivo, a população de mosca-branca é baixa, é importante a liberação suplementar desses agentes biológicos para estabelecer um equilíbrio (praga x inimigos naturais) e, assim, impedir o aumento da população da praga. Porém, nenhum programa de controle biológico pode ser elaborado e implementado se não estiver acompanhado de programa que trate da seletividade de agroquímicos ou da aplicação seletiva dos produtos não seletivos.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás