Respondidas
A qualidade global do algodão em caroço colhido à máquina difere do colhido à mão, considerando colheitas dentro das recomendações técnicas?

A qualidade global do algodão em caroço colhido à máquina difere do colhido à mão, considerando colheitas dentro das recomendações técnicas?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


Nem sempre. O algodão colhido à mão, dentro das recomendações técnicas, é de melhor tipo (de meio a um ponto em relação ao tipo) do que o algodão colhido à máquina, também com todo rigor, pois não necessita de pré-limpeza, podendo apresentar menor quantidade de “neps” ou nodosidades na fibra e menor índice de fibras curtas e de fibras flutuantes.

Em Londrina, PR, os pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar – realizaram um estudo detalhado sobre os dois tipos de colheita, tendo verificado o seguinte: o rendimento da colheita manual foi de 87,4% contra 86,8% do da mecânica, com 4,9% de queda natural no primeiro caso e de 3,6% no segundo. Na colheita mecânica, a derrubada no solo foi de 4,6% contra somente 2,0% na manual, e o tipo comercial do algodão foi de 6% na colheita mecânica e de 5% a 6% na manual.

As características intrínsecas da fibra (comprimento, uniformidade do comprimento, finura, resistência e maturidade) não foram alteradas pelos tipos de colheita, o que mostra que, se for bem conduzida, a colheita mecânica não traz problemas para a qualidade global da fibra do algodão.

Se a colheita manual for realizada fora das recomendações técnicas, pode resultar na produção de algodão de qualidade inferior e com muitos tipos de contaminantes, como fibras vegetais de outras espécies (juta, sisal, etc.), resíduos da cultura (folhas, brácteas, pedaços de ramas e caule principal, etc.), terra e outros materiais indesejáveis que prejudicam a qualidade (grau) do algodão.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 3 anos atrás