Respondidas
Como uma planta daninha pode prejudicar a qualidade do algodão colhido?

Como uma planta daninha pode prejudicar a qualidade do algodão colhido?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Como a fibra de algodão, principal produto do algodoeiro, tem uma capacidade razoável de aderência, ocorre que, durante a colheita, plantas daninhas com estruturas como frutos, sementes e folhas, que também são aderentes, ligam-se à fibra e se tornam contaminantes sérios do produto, reduzindo sua qualidade extrínseca e global.

Há plantas daninhas que não devem estar presentes no momento da colheita, como a jitirana (Ipomoea sp.) e a corda-de-viola (Merremia sp.), porque se entrelaçam nas plantas do algodão, dificultando e retardando a colheita tanto mecânica quanto manual, reduzindo sua eficiência.

Outras plantas daninhas aderem à fibra e, também, prejudicam o rendimento da colheita, mas principalmente a qualidade do produto, destacando-se o capim-colchão (Digitaria sanguinalis (L.) Scop.), o capim-carrapicho (Cenchrus echinatus L.) e o picão-preto (Bidens fubosa L.). O caruru-de-espinho (Amaranthus spinosus L.), por exemplo, retarda a colheita porque, antes de iniciar essa operação, o colheitador perde um tempo considerável para extirpá-lo.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás