Respondidas
Que condições climáticas são mais propícias para a aplicação de desfolhantes em algodoeiro?

Que condições climáticas são mais propícias para a aplicação de desfolhantes em algodoeiro?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


As condições climáticas, por ocasião da aplicação e pelo período de 3 a 5 dias após a aplicação, têm grande efeito na resposta da planta aos desfolhantes. Esses produtos são mais ativos quando a temperatura, a intensidade de luz e a umidade relativa do ar são elevadas.

A temperatura noturna superior a 16 °C é particularmente importante. Para temperaturas superiores a 20 °C, o volume e a velocidade de desfolha basicamente dobra a cada elevação de 10 °C. A faixa ótima de temperatura para uma boa performance de desfolhantes é de 22 °C a 30 °C. Necessita-se de pelo menos um dia claro, com pouca nebulosidade, para a obtenção de melhores resultados.

Recomenda-se aplicar desfolhantes ao final da tarde ou cedo, pela manhã, quando a umidade relativa do ar é elevada e os ventos estão calmos. Nessas condições, a absorção do produto é mais eficaz, não havendo deriva, e a cobertura da planta é mais completa.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás