Respondidas
Qual é a umidade ideal para o beneficiamento?

Qual é a umidade ideal para o beneficiamento?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


O ideal é que a umidade do algodão esteja em torno de 7%, com limites máximos de 8% e mínimo de 6,5%. Algodões com mais de 10% de umidade correm o risco de fermentar, dificultam o trabalho dos dispositivos de limpeza dos descaroçadores, pois a pressão do ar injetado deve ser aumentada em estreita correspondência com a percentagem de umidade, e provocam o encarneiramento ou quebra de máquinas.

No Brasil, admite-se até 15% de umidade. Esse valor, porém, fica sujeito a deságio quando a umidade ultrapassa 12%, estabelecido como limite.

O algodão muito seco também dificulta o trabalho de beneficiamento, pois pode produzir grande quantidade de “novelo ou piolho”, isto é, pequenos enrodilhados de fibras que ocorrem durante o descaroçamento, principalmente quando o algodão estiver muito seco, reduzir a capacidade operacional das máquinas, dificultar o enfardamento, por exigir mais trabalho para o acamamento da pluma e causar estrangulamento nas máquinas, pela aderência na superfície metálica, em virtude da eletricidade estática gerada pela fibra.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás