Respondidas
Quais são as perspectivas do algodão colorido no Brasil?

Quais são as perspectivas do algodão colorido no Brasil?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


São satisfatórias e crescentes. O algodão colorido constitui um importante e novo nicho de mercado, interno e externo. É uma atividade recente em todo o mundo do ponto de vista de mercado, com pouco mais de 12 anos, envolvendo, inclusive, o melho-ramento genético tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, apesar de ser o algodão de fibra de cor tão antigo quanto o de fibra branca.

O algodão colorido já era usado pelos Incas, por exemplo, há mais de 4.500 anos, além de outros povos das Américas, da África e da Austrália. Neste último país existem mais de dez espécies nativas de algodão colorido, das mais de 50 já descritas até o momento.

A organização da cadeia desse tipo de algodão, no Brasil e, em especial, no Nordeste e na Paraíba, permite prever um futuro promissor para essa atividade. O Estado da Paraíba criou, inclusive, um Instituto, denominado Casaca de Couro, cujo objetivo é ordenar e cuidar da sincronia entre todos os elos da cadeia desse tipo de algodão, no estado, indo do agricultor até a indústria de confecção, e um sindicato especial denominado Sindvest, que apoia a referida atividade no Município de Campina Grande, PB.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 3 anos atrás