Respondidas
Quais as perspectivas do algodão colorido, no Brasil?

Quais as perspectivas do algodão colorido, no Brasil?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A BRS 200 é a primeira cultivar de algodão de fibras geneticamente coloridas, obtida no Brasil, via melhoramento convencional, com utilização do método de seleção genealógica. Essa cultivar é um bulk (mistura ) constituído em partes iguais de sementes das linhagens CNPA 92/1139, CNPA 94/362 e CNPA 95/653, que possuem fibras de coloração marrom-clara. Essas linhagens foram selecionadas em 1992, 1994 e 1995, a partir do Banco de Germoplasma de Algodoeiro Arbóreo da Embrapa, implantado em 1993, no Campo Experimental de Patos, PB, a partir de matrizes de algodoeiro arbóreo, coletadas nos municípios de Acari, RN, e Milagres, CE.

Essas linhagens foram conduzidas, inicialmente, sob autofecundação artificial, em Patos, PB, sendo suas sementes multiplicadas, posteriormente, em condições de polinização livre, em áreas da Embrapa nos municípios de Touros, RN, Patos, PB e Missão Velha, CE. No segundo semestre de 2000, suas sementes foram multiplicadas em campos de cooperados da Embrapa/SNT, nos vales dos rios Piranhas (região de Catolé do Rocha, PB) e Piancó (região de Itaporanga, PB).

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás