Respondidas
O que é a cultivar BRS 200 Marrom e seu significado para o algodão colorido, no Brasil?

O que é a cultivar BRS 200 Marrom e seu significado para o algodão colorido, no Brasil?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Por ser uma cultivar com ciclo produtivo de três anos, selecionada a partir de algodoeiros arbóreos nativos do Semiárido nordestino, possui alto nível de resistência à seca. Apresenta produtividade 64% superior à das cultivares de algodoeiro mocó (CNPA 5M) porém, em condições de sequeiro, sua produtividade é quase equivalente à da CNPA 7MH, mas em condições irrigadas, sua produtividade é 22% menor que a da 7MH, que pode ultrapassar a 4.000 kg/ha de algodão em caroço.

A fibra da BRS 200, por ser de coloração marrom-clara, obtida pelo processo de melhoramento não transgênico, possui valor de mercado de 30% a 50% superior ao das fibras do algodão branco normal. Associado à produtividade mais elevada e ao maior rendimento de fibras, esse maior valor de mercado resulta em receita superior a 100% em relação à proporcionada pelo cultivo do algodoeiro arbóreo ou mocó.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás