Respondidas
O algodão colorido brasileiro é transgênico?

O algodão colorido brasileiro é transgênico?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Não. O algodão de fibra de cor, brasileiro, representado pela cultivar BRS 200 Marrom e por outras cultivares que, em breve, serão lançadas no mercado nacional, é uma fibra de cor verde e outra de cor marrom, ambas herbáceas, e que podem ser cultivadas em todas as regiões do País, não é transgênico, ou seja, não possui genes de outras espécies.

As cultivares brasileiras de algodão colorido foram obtidas por processos tradicionais de melhoramento genético, envolvendo seleção de plantas e hibridação, tendo-se introduzido, na cultivar de fibras verdes, genótipos de cultivares de outros países, como da Arkansas Green, dos Estados Unidos. Trata-se, portanto, de cultivares sem qualquer manipulação genética a nível de DNA recombinante.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás