Respondidas
O algodão colorido é resistente ao bicudo (Anthomonus grandis Bohem.)?

O algodão colorido é resistente ao bicudo (Anthomonus grandis Bohem.)?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


As cultivares BRS 200 Marrom, BRS Verde e as demais atualmente existentes no mundo, como USA, Peru, Israel e outros, não possuem mecanismos de resistência ao inseto-praga denominado bicudo à semelhança do que ocorre com as mais de 2.500 cultivares produtoras de fibra de cor branca, que existem na atualidade. Deve-se assim estabelecer técnicas de manejo de pragas adequadas para cada situação ou sistema de produção em uso.

Existem cultivares mais precoces, como a BRS 200 Marrom que, em condições de sequeiro na região do Seridó (Partes dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte) floresce aos 53 dias, em média, no primeiro ano, e com 60 dias, no máximo, em condições irrigadas na mesma região e em outras áreas do Nordeste, onde praticamente não existe variação no comprimento do dia ao longo do ano, dada a proximidade do Equador. Por serem mais precoces do que os tipos que as originaram, essas cultivares resistem mais ao bicudo por mecanismos de escape, decorrentes da floração e frutificação precoces, que lhes permitem escapar, na maioria dos casos, de elevadas populações do bicudo.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás