Respondidas
Como funciona o sistema de produção da variedade BRS 200 Marrom em condições de irrigação, no Nordeste brasileiro?

Como funciona o sistema de produção da variedade BRS 200 Marrom em condições de irrigação, no Nordeste brasileiro?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


No sistema de produção em condições de irrigação, o importante é a qualidade e a quantidade da água disponível (o tipo c1s1 é o melhor, e a quantidade mínima é de 650 mm ou 6.500 m2/ha) para a produção de, pelo menos, 3.000 kg/ha de algodão em caroço.

É preciso, também, fazer a adubação completa, de acordo com a análise do solo.

No caso do nitrogênio, aplicar pelo menos 90 kg/ha de N, sendo 10 kg/ha na fundação e o restante em cobertura no início da floração, em sulco de 3 a 4 cm de profundidade e ao lado das plantas, e cobrir de terra para evitar a volatilização do nitrogênio.

Deve-se aplicar um regulador de crescimento, como o Cloreto de Mepiquat, na dosagem de 100 g/ha do princípio ativo, equivalente a 1 L/ha do produto comercial pix, no início da floração ou de maneira parcelada a partir do início do botoamento.

A irrigação deve ser feita obedecendo-se o turno de rega e a determinação periódica da água disponível (Irrigar sempre que ela cair abaixo de 50%). O restante do sistema é semelhante ao de sequeiro, tendo sempre cuidado com as pragas e as plantas daninhas que devem ser controladas convenientemente.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás