Respondidas
Como deve ser feito o manejo pós-colheita do algodão colorido BRS 200 Marrom?

Como deve ser feito o manejo pós-colheita do algodão colorido BRS 200 Marrom?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


Tanto ao final do primeiro ano quanto do segundo ano do ciclo da cultura, deve-se fazer o manejo pós-colheita que consiste no somatório de práticas destinadas a reduzir as pragas durante o ano agrícola seguinte e permitir que a cultura expresse o máximo possível do seu potencial de produção. Entre as práticas recomendadas destacam-se as seguintes:

•Eliminação dos restos culturais logo depois da última colheita, introduzindo o gado no algodoal para se alimentar desses restos culturais fazendo, assim, uma limpeza e controle biológico das pragas, em especial do bicudo.

•Poda do algodoal antes do início das chuvas, durante o repouso fisiológico das plantas: ao final do primeiro ano, podar as plantas a uma altura de 20 a 25 cm, com corte em bisel (bico de gaita) e, ao final do segundo ano, podar os ramos vegetativos e tirar os restos frutíferos, à mesma altura e com o mesmo corte.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 3 anos atrás