Respondidas
Como deve ser feita a adubação da cultivar BRS 200 Marrom em sistema de cultivo de sequeiro, no Nordeste brasileiro?

Como deve ser feita a adubação da cultivar BRS 200 Marrom em sistema de cultivo de sequeiro, no Nordeste brasileiro?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Atualmente, estão sendo estudadas dosagens de fertilizantes minerais inorgânicos e orgânicos para essa cultivar. Sabe-se, porém, que a BRS 200 reage bem em solos deficientes em fósforo assimilável, (abaixo de 10 ppm (mg/dm3), devendo a adubação de fundação ser feita com 40 kg de P2O5/ha, que equivale a 200 kg de superfosfato simples/ha, a adubação na cova, ao lado e abaixo das sementes, ou a adubação mecânica (semeadora-adubadora), a tração animal ou trator.

Quanto à adubação orgânica, recomenda-se usar o esterco de curral bem curtido, na dosagem de 20 t/ha, colocado nas covas ao lado e um pouco abaixo das sementes, ou a lanço, antes do plantio, se o produtor dispuser de grade de disco para incorporação superficial. No espaçamento convencional de 1,0 x 0,5 m, com duas plantas por cova, aplicam-se 10 g de superfosfato simples e 1,0 kg de esterco de curral, por cova.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás