Respondidas
Como se faz o controle das plantas daninhas na cultura do algodão perene BRS 200 Marrom, em cultivo de sequeiro nas áreas zoneadas para esse tipo de algodão?

Como se faz o controle das plantas daninhas na cultura do algodão perene BRS 200 Marrom, em cultivo de sequeiro nas áreas zoneadas para esse tipo de algodão?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Para pequenos produtores, recomenda-se fazer de 2 a 3 capinas com cultivador a tração animal, regulado superficialmente para aprofundar no máximo 3,0 cm, a fim de não danificar as raízes do algodoeiro. Em seguida, deve-se fazer o ”retoque” com a enxada, dentro das fileiras.

Produtores com áreas maiores, superior a 6,0 ha, e às voltas com escassez de mão de obra, podem utilizar herbicidas, especialmente de pré-emergência, observando as recomendações e cuidados necessários em relação ao bom preparo do solo (sem restos culturais e sem torrões grandes), ao uso do pulverizador (com bicos adequados, tipo leque teejet, série 800 ou leque Albuz, coloridos e bem calibrados e com manutenção em dia), à proteção do operador, do ambiente e do manejo da cultura (profundidade de semeadura, umidade do solo, etc.).

Os herbicidas recomendados e registrados no Mapa, para a cultura do algodão, podem ser usados no algodão perene de cor marrom, isoladamente ou misturados com diuron, pendimethalin, alachlor, trifluoralina e outros, definindo as dosagens de acordo com o tipo de solo (teores de argila, silte e matéria orgânica).

A partir do segundo ano do ciclo econômico dessa cultivar, pode-se usar o cultivador e complementar com retoque a enxada ou com herbicidas de pós-emergência dirigidos, como diuron + surfactante, MSMA, glyphosate, etc., nas dosagens recomendadas pelos fabricantes.

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás