Respondidas
Que tipos de fios podem ser obtidos da fibra do algodão colorido BRS 200 Marrom?

Que tipos de fios podem ser obtidos da fibra do algodão colorido BRS 200 Marrom?

  
Postado 3 anos atrás
Votos Último

Respostas


Estudos realizados na Fábrica da Embratex, Grupo Coteminas, em Campina Grande, PB, revelaram que a fibra dessa cultivar produz fio de boa qualidade, obtendo nível de 5% nas estatísticas Uster, e atingindo valores que a credenciam para a obtenção de fio para malharia, que pode ser cardado e/ou penteado, com os títulos variando de 24 a 30 Ne (Um Ne significa Hanks/libra, sendo um Hank igual a 768 m e uma libra igual a 454 g).

A Embratex também submeteu o fio do algodão colorido BRS 200 Marrom a estudos de fiação em sistema de elevada velocidade, Open End, de até 105.000 rotações por minuto, com resultado muito bom em relação ao fio do algodão branco produzido no Cerrado brasileiro. O desempenho da fibra? na carda foi excelente e, no sistema Open End houve baixos índices de ruptura e alta eficiência na produção, não havendo aumento de neps/g no fio (título Nec 23/1, 100% cardado do tipo malharia).

Fonte: Algodão : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Alderi Emídio de Araújo, Embrapa Algodão. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 265p. : il. Color. ; – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 3 anos atrás