Respondidas
Quais os cuidados necessários na aclimatização de mudas micropropagadas?

Quais os cuidados necessários na aclimatização de mudas micropropagadas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Durante a aclimatização, as plantas passam do estado hete­rotrófico, no qual dependem de um suprimento externo de energia – no caso, a sacarose –, para o estado autotrófico, em que se faz necessária a fotossíntese para sobreviver.

Para que isso ocorra de forma adequada, é necessário controlar as pragas e as doenças, além da luminosidade, temperatura e irrigação, fornecendo uma solução que contenha os nutrientes apropriados para o seu crescimento. Deve-se também fazer uso de substratos próprios às condições que o material está submetido.

Na etapa final da aclimatização, é necessário que as mudas passem por um processo de rustificação, ou seja, as mudas que até então cresciam em condições controladas, devem ser expostas ao sol gradualmente para aclimatá-las às condições do ambiente.

Fonte: Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Alexandre Hoffmann. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás