Respondidas
Como fazer o teste para saber se o mirtilo, a amora-preta, a framboesa e o morango têm pectina suficiente para se fazer geleia?

Como fazer o teste para saber se o mirtilo, a amora-preta, a framboesa e o morango têm pectina suficiente para se fazer geleia?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Embora existam diferenças entre as frutas nos teores de pectina, podem-se fazer testes para verificar qual a quantidade disponível.

Esse teste é bem simples. Basta misturar 1 colher (sopa) de suco de fruta (extraído em centrífuga ou liquidificador) com 1 colher (sopa) de álcool etílico a 92%.

Mistura-se bem e verifica-se a formação do coágulo. Caso seja um coágulo firme, a fruta apresenta quantidade suficiente de pectina para se fazer a geleia. Se o coágulo formado for levemente firme e se dividir em 2 ou 3 partes, significa que a fruta apresenta quantidade de moderada a pequena, e pode ser necessário acrescentar um pouco de pectina para melhor formação do gel.

Quando a fruta é pobre em pectina, não chega a formar coágulo e a mistura de suco e álcool forma um precipitado como leite coalhado. Nesse caso, obrigatoriamente, tem de ser adicionada pectina para que se possa fazer uma geleia com textura de gel.

Fonte: Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Alexandre Hoffmann. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás