Respondidas
Quais as principais viroses do morangueiro?

Quais as principais viroses do morangueiro?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


São quatro os principais vírus que afetam o cultivo de morangos no Brasil, todos transmitidos por pulgões. Os mais importantes e dissemi­nados estão listados abaixo:

• Strawberry mild yellow edge virus (SMYEV) ou “clorose-marginal” – causa um amarelamento da borda das folhas. É transmitido por pulgões de forma persistente, isto é, são necessárias horas, até dias, para a aquisição do vírus pelo pulgão do morangueiro.

• Strawberry mottle virus (SMoV) ou “mosqueado” – apre­senta um salpicado clorótico e enfezamento das plantas, é talvez o mais importante e destruidor de todos os vírus de morangos. Sua transmissão é semipersistente, isto é, o pulgão precisa de alguns minutos para adquirir e transmitir o vírus para outra planta.

• Strawberry crinkle virus (SCV) ou “encrespamento” – os sintomas em F. vesca são deformação de folhas, distorção de pecíolos e manchas cloróticas, que se tornam necróticas. O SCV é transmitido por pulgões de forma persistente, após vários dias de sucção de seiva.

• Strawberry vein banding virus (SVBV) ou “bandeamento-de-nervuras” – é o menos comum dos vírus transmitidos por pulgões. Pode atingir alta percentagem de infecção de plantas em culturas plurianuais sob pressão de grande população de pulgões, que transmitem o vírus de forma semipersistente, após sugar a seiva por alguns minutos.

Fonte: Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Alexandre Hoffmann. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás