Respondidas
Há outros vetores envolvidos com a transmissão e disseminação de viroses em morangueiros?

Há outros vetores envolvidos com a transmissão e disseminação de viroses em morangueiros?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


Sim. Há vírus transmitidos por moscas-brancas dos gêneros Trialeurodes e Bemisia, como Strawberry pallidosis-associated virus e Beet pseudo-yellows virus, que estão restritos à América do Norte e ainda não foram detectados no Brasil. É relevante mencionar que espécies de ambos os gêneros de vetores ocorrem no Brasil e, com a introdução eventual desses vírus, os agentes patogênicos podem disseminar-se rapidamente.

Há vírus em morangueiros transmitidos por várias espécies de vetores que vivem no solo, especialmente em contato com as raízes, como nematoides, que transmitem os chamados nepovírus e fungos de solo do gênero Polymyxa.

Finalmente, existem vírus com vetores desconhecidos e um grupo de não classificados. Estima-se que mais de 30 patógenos de natureza viral infectam morangueiros em todo o mundo.

Fonte: Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Alexandre Hoffmann. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás