Respondidas
Qual a regulamentação utilizada para a classificação de pequenas frutas?

Qual a regulamentação utilizada para a classificação de pequenas frutas?

  
Postado 2 anos atrás
Votos Último

Respostas


A classificação do morango deve ser feita, no mínimo, de acordo com o tamanho e a coloração (estádio de maturação). De acordo com o Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura, elaborado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) – e de adesão voluntária do produtor –, o morango para consumo in natura é classificado em grupos, classes e categorias. O grupo leva em consideração a textura das frutas (grupo suculento e não suculento); a classe, distribui-as de acordo com o maior comprimento transversal; e a categoria, impõe os limites de defeitos permitidos.

Não há normas brasileiras de classificação para framboesas, amoras-pretas e mirtilos, o que se dá de acordo com os níveis de qualidade exigidos pelo comprador.

Fonte: Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde / editores técnicos, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Alexandre Hoffmann. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p. : il. color. ; 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

  
Postado 2 anos atrás